Os monumentos eternizados no bairro do Livramento

Esculturas que possuem destaque nas praças do bairro

Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória
Foto: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória

Centenas de pessoas passam diariamente nas praças do bairro do Livramento, na área urbana de Vitória de Santo Antão, por monumentos e personagens que estão eternizados na história do município. Mas quem são esses personagens ou símbolos? Para nosso leitor conhecer mais sobre a cidade, o Blog Nossa Vitória foi atrás de informações desses que possuem lugar de destaque.

Foto: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória
Foto: Thyago Leão/Blog Nossa Vitória

No topo de uma das escadarias da Praça da Restauração, a conhecida Praça do Jacaré, tem evidência um ilustre sargento-mor: Antônio Dias Cardoso. O busto, inaugurado junto com a praça em 24 de janeiro de 1924, homenageia o militar português, que foi um dos principais líderes da Batalha do Monte das Tabocas. Conhecedor das técnicas de combate dos indígenas, foi apelidado de “mestre das emboscadas”.

Na Praça 03 de Agosto, duas esculturas atrai os olhares de quem passa: O Anjo da Vitória e o Índio. A estátua de ferro que representa o Anjo Gabriel segurando a trombeta possui 2 metros e 80 de altura, estando sob uma coluna oitavada, de alvenaria, de 5 metros e 80 de altura. O anjo foi encontrado próxima ao Recife, após um naufrágio de um navio de bandeira americana, em 1878. A peça foi leiloada e comprada pelo Barão de Escada, que a repassou para o primeiro Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Luís de Brito. Durante uma visita à paróquia de Santo Antão, em 1902, o arcebispo resolveu doar o monumento para homenagear a vitória na Batalha das Tabocas. Em 27 de janeiro de 1905, o monumento foi inaugurado. Já o Índio foi inaugurado no ano 2000, pelo governo municipal, em homenagem aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A escultura foi produzida pelo vitoriense Fernandes Rodrigues.

monumentos
Padre Félix, Nossa Senhora do Livramento e Rotary. (Fotos: Danilo Coelho/Blog Nossa Vitória)

Foram homenageados na Praça do Livramento, em anos distintos, o Padre Félix Barreto (que passou a ser o nome da praça) e Nossa Senhora do Livramento. A denominação da praça e a inauguração do busto em memória do religioso aconteceu em 1952. Félix Barreto além do sacerdócio atuou como educador e político. Em Vitória, foi um dos fundadores e idealizadores do Ginásio da Vitória, atual Colégio Municipal 03 de Agosto, e Colégio Nossa Senhora das Graças – DAMAS. Já a imagem de Nossa Senhora do Livramento, foi uma homenagem à padroeira do bairro, na gestão do prefeito José Aglailson.

Na praça do Rotary, um monumento representa a instituição: a roda rotária. Os 24 dentes da roda denteada representam às 24 horas do dia onde cada rotariano deve viver o Rotary em ação e pensamento. Os 6 raios representam as qualidades essenciais do rotariano em relação à: família, ação, amizade, profissão, religião e instituição. A cor dourada significa a nobreza e legitimidade dos propósitos rotários. A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos.

Por Danilo Coelho, do Blog Nossa Vitória

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *