Secretaria de Ação Social realiza fórum sobre pessoas em situação de rua

DSC_0388
Foto: Luciano Abreu/Blog Nossa Vitória

Foi apresentado na manhã desta terça-feira (2), durante o 1º Fórum Sobre População de Rua, o relatório de atendimento realizado pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

Os dados apresentados são relacionados aos 14 meses de atuação do programa de assistência aos moradores de rua.

O fórum também serviu para abrir a discussão e ampliar o engajamento da população e da rede de assistência que incluem parceiros como o Ministério Público, Secretaria de Saúde, Hospitais e organizações não governamentais.

Segundo o perfil levantado pela Secretaria de Ação Social, 95% dos usuários do serviços são homens, com faixa etária entre 40 e 60 anos e exercem funções como catadores, franelinhas, ou são medicantes. Fazem uso de álcool, não possuem documentos completos, ou nenhum, não possuem renda, tem laços conflitantes com a família e têm a saúde comprometida.

Em 2014 foram atendidas 28 pessoas. No ano seguinte o número passou para 55 pessoas. Mesmo com o aumento houve uma redução de pessoas morando nas ruas de 40%, afirmou o secretário de Ação Social, Manoel Aldo.

Uma das pessoas atendidas pela rede assistencial do Centro POP foi Maria José da Silva. Ao lado do seu companheiro ela falou sobre a vivência na rua e do acolhimento do centro. “Minha vida mudou. Eu vivia muito mal. Hoje tenho roupa, faço exames, eu e meu velho, tenho refeição. Quem vivia maltratada, dormindo no chão, hoje estou muito bem. Quero tirar meus documentos”, conta dona Maria.

Dona Maria foi convidada a falar ao blog Nossa Vitória. No player abaixo você pode conferir um pouco mais da entrevista.

Por Luciano Abreu, do Blog Nossa Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *