Conselho Municipal de Cultura é criado em Vitória de Santo Antão

fórum de cultura
Fotos: Luciano Abreu/Blog Nossa Vitória

A prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, realizou na tarde desta quarta-feira (3), no auditório do Teatro Tabocas, na Facol, o I Fórum Municipal de Cultura, promovendo a criação do Conselho Municipal de Cultura.

Na ocasião, artistas plásticos, músicos, escritores, escultores, fotógrafos, atores, entre outros, escolheram os vinte e quatro representantes do Conselho Municipal de Cultura que criarão propostas para os segmentos culturais.

DSC_0568Abrindo o fórum o secretário da pasta, Paulo Roberto, ressaltou a importância do marco histórico onde sociedade e governo participam de criação de mecanismo para impulsionar a cultura do município para os próximos dez anos. “Que esse conselho seja o guardião da cultura do município. O poder que nascerá com o povo voltará para o povo para exercer a cultura da nossa cidade”, afirmou.

Em 2014, Vitória de Santo Antão aderiu ao Sistema Nacional de Cultura, criando o Sistema Municipal. O que permite, por exemplo, que artistas e projetos culturais locais sejam financiados pela Lei Rouanet.

O Conselho Municipal de Cultura tem a atribuição de discutir e aprovar a política municipal de cultura, criando as metas culturais para os próximos dez anos.

O Conselho é composto por seis membros titulares e seis suplentes representando o poder público e seis titulares e seis suplentes representado a sociedade civil, através dos setores artes cênicas (teatro, dança e circo); artes visuais (artes plásticas, artesanato, arquitetura, patrimônio, escultores e pintores); cultura popular (capoeira, maracatu, troças, blocos, bois, clubes alegóricos); literatura (escritores e poetas); audiovisual (cinema e fotografia ); e música (bandas, orquestras e músicos). Eleitos, os conselheiros irão conduzir a discussão e criação do Plano Municipal de Cultura.

Por Luciano Abreu, do Blog Nossa Vitória

One Reply to “Conselho Municipal de Cultura é criado em Vitória de Santo Antão”

  1. Que ótimo!!! Na minha opinião a coisa mais urgente a se fazer é mostrar e colocar esses artistas permanentemente nas ruas vitorienses. Ver exemplos como o BUSKING em Londres que regulamenta e põe nas ruas os MÚSICOS para tocarem e isso em Vitória poderia rolar muito bem nas praças, nos coretos… nosso cidade iria se encher de som e de beleza.
    Outro lance bacana e importante é ter pauta pra TEATRO PERMANENTEMENTE, ao menos todo fim de semana tem de haver uma peça em cartaz em algum lugar da cidade, talentos para isso sem dúvida não nos falta.
    A FEIRA DE ARTESANATO extinta com o início da reforma da praça da Matriz DEVE resurgir, os talentos estão por aí somente esperando a deixa!!!! Sugiro como local a rua em frente à Doce Cantinho, bloqueando a rua para montar a feirinha aos fins de semana não seria transtorno algum para o trânsito ou para o comércio local e valoriza a visitação da praça!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *