Vereador pede exército nas ruas de Vitória de Santo Antão

Foto: Thyago Leão/Arquivo/Blog Nossa Vitória
Foto: Thyago Leão/Arquivo/Blog Nossa Vitória

O professor Edmo Neves solicitou, por meio do requerimento n° 413/2015, que a Prefeitura de Vitória de Santo Antão fechasse um acordo de cooperação técnica com o exército brasileiro. A intenção é que os militares se somem ao contingente de agentes de endemias do município para o combate ao mosquito transmissor da dengue. O requerimento foi aprovado pela maioria dos vereadores presentes à sessão do dia 21/05/2015.

A iniciativa partiu de uma análise da atuação de outros municípios. “Visualizamos que o Exército Brasileiro, vem se colocando à disposição para celebração de parcerias visando o combate direto aos focos de reprodução, utilizando seu efetivo nas ruas. Temos o exemplo exitoso do Recife, que pela terceira vez convoca e conta desde o dia 18 deste mês com 150 sargentos e soldados que receberam treinamento especializado, e estão atuando ao lado dos agentes de saúde, diariamente”, justificou o Edmo Neves.

Segundo a Prefeitura do Recife, a presença do exército foi solicitada para facilitar a entrada dos agentes de saúde nos imóveis residenciais, já que os profissionais de saúde são muitas vezes impedidos de entrar nas casas pelos moradores, principalmente por medo da violência.

De acordo com dados encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde para o gabinete do Vereador Edmo Neves, de janeiro a abril deste ano, os agentes não tiveram acesso à 20% dos imóveis visitados. A secretaria de Saúde do Estado confirma que uma morte em Vitória está entre os 16 casos investigados em Pernambuco por suspeita de ter sido causada por dengue.

“Diante do crescimento do diagnóstico dos casos de dengue, percebe-se que as medidas utilizadas para combater o mosquito transmissor vêm se demonstrando adequadas, mas diante do reduzido número de agentes no combate, o trabalho ainda é limitado” conclui Neves.

Dados da Prefeitura de Vitória são animadores – Num oficio datado de 15 de maio de 2015, enviado ao Gabinete do Professor Edmo Neves, a Secretaria municipal de Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, afirma que 97,91% dos imóveis de Vitória de Santo Antão receberam a visita de um agente de Saúde para o combate à dengue entre os meses de janeiro de abril deste ano.

Os dados apresentados mostram que foram 28.988 imóveis entre janeiro e fevereiro (estando 5121 fechados) e 26.464 imóveis entre março e abril (estando 3656, destes, fechados), o que totaliza 44.048 imóveis – 97,91%, dos 44.988 domicílios que 2010 foram levantados no censo 2010 do IBGE e constam no Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) do Instituto.

One Reply to “Vereador pede exército nas ruas de Vitória de Santo Antão”

  1. deve haver ficalizaçao e puniçao a quem nao procura cooperar com a diminuiçao desses mosquito transmissor que esta assolando o nosso municipio e casso de policia vamos apertar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *