Aluna do Iraque vence concurso de leitura e irá representar Vitória em competição estadual

20150521_094015
Foto: Luciano Abreu/Blog Nossa Vitória

A rede municipal de ensino escolheu nesta quinta-feira (21), o seu representante para o 5º concurso estadual de leitura promovido pela ASPA (Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores).

Vinte escolas enviaram alunos do 4º ano do ensino fundamental para a seletiva que ocorreu durante a manhã e a tarde no auditório da Secretaria de Educação.

Segundo a secretária de Educação, Maria José Lira, o projeto visa despertar o prazer de ler entre os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I e ajuda a prepará-los para os desafios da vida escolar. “A leitura é essencial porque amplia o vocabulário, permite a criança escrever melhor e adquirir senso crítico. Desenvolve maior interesse pelos estudos e com isso melhora o desempenho na escola”, explica.

No final da tarde as representantes das escolas Mariana Amália e Julio Siqueira (Iraque) fizeram uma grande final. O primeiro lugar ficou com a aluna Lavínia Santos, da Escola Municipal Julio Siqueira, do bairro de Conceição I.

Em agosto, com data a ser definida, a representante da Vitória de Santo Antão disputará a semifinal, da competição estadual, na cidade de Gravatá.

No ano passado o Projeto ASPA de Incentivo à Leitura reuniu 61 cidades em todas as regiões do Estado.

Para o coordenador do projeto em Vitória, Emerson Lopes, existe uma evolução a caminho, resultado do hábito da leitura. “Esse movimento que a gente faz com a educação deve ser incentivado e isso passa pela conscientização dos professores e pais. A leitura é o início de tudo. Os professores estão dedicando mais tempo e espaço para a leitura”, conta.

O município também conta com o Leames, programa realizado pela Secretaria Municipal de Educação Vitória de Santo Antão que estimula alunos do 5º a 8º ano, da rede municipal de ensino a ler e escrever no ambiente escolar.

PAPO COM A GENTE

O coordenador do ASPA em Vitória de Santo Antão, Emerson Lopes, falou com o Blog Nossa Vitória, sobre os desafios do projeto e realização da seletiva que ocorreu nesta quinta-feira. Confira.

Por Luciano Abreu, do Blog Nossa Vitória

One Reply to “Aluna do Iraque vence concurso de leitura e irá representar Vitória em competição estadual”

  1. Orgulhosa demais com a colocação e o primeiro lugar da aluna Lavynnia que é aluna da escola a qual sou gestora…
    Incentivamos em nossos alunos o hábito da leitura e interpretação, que é fundamental para o crescimento educacional dos mesmos.
    Trabalhamos muito com contação de histórias, leituras, interpretação, vídeos e tudo de lúdico que faça o aluno construir o conhecimento.
    Feliz demais com o justo resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *