Vitória de Santo Antão inicia a construção do Plano Municipal de Educação

Foto: Luciano Abreu/PMV
Foto: Luciano Abreu/PMV

Profissionais de diversos setores da educação, representante do MEC, de universidades, de organizações da sociedade civil, do Sistema Municipal de Educação, do Sindicato dos Professores, representações da Câmara e do governo municipal, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (24), no auditório do Silogeu do IHGVSA na abertura do Primeiro Fórum Municipal de Educação.

O evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação busca promover o diálogo entre governo e sociedade com o objetivo de construir e aplicar o Plano Municipal de Educação, metas educacionais orientadas pelo plano nacional.

Na abertura oficial a secretária de Educação, Maria José Lira, destacou o momento histórico e a oportunidade do município em construir um plano educacional que abrangerá desde a creche, passando pelo ensino fundamental e médio. “Este é o momento para um diálogo aberto sobre como devemos conduzir a nossa educação. É um processo coletivo. Precisamos construir respostas às questões levantadas no dia a dia por pais e por profissionais do ensino, definir metas e formas de cooperação”, afirmou.

O prefeito Elias Lira foi representado pelo secretário de Governo Ozias Valentim.

Convidada para conduzir a palestra magna, a professora Leocádia da Hora, especialista em Gestão Educacional pela UFPE, abordou a temática “Plano Municipal de Educação: o papel da sociedade no processo e acompanhamento de definição das políticas públicas”.

O Plano Municipal de Educação engloba ações de todas as esferas administrativas atuantes no município, consiste em definir metas a serem atingidas num prazo de 10 anos e as ações necessárias para alcançá-las.

O evento ocorre em duas etapas. O próximo encontro acontecerá no dia 11 de maio, com as discussões das temáticas.

Informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *