Campanha de vacinação contra a gripe começa em Pernambuco

Expectativa é que 2 milhões de pessoas sejam vacinadas até o dia 22 de maio

Campanha-Vacinação-contra-a-GripeComeça, nesta segunda-feira (27), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Podem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, povos indígenas, idosos, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos e obesos.

A campanha segue até o dia 22 de maio. A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas sejam vacinadas. Em 2014, 1,7 milhão de pernambucanos foram imunizados. “A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso a necessidade de realizarmos campanhas anuais. A imunização contribui para prevenção da gripe nos grupos vacinados e isso tem um importante impacto na redução de internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e na diminuição dos casos de morte”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo.

Em Pernambuco, mais de 10 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes, estarão aptos a fazer a vacinação. A expectativa é imunizar, no mínimo, 80% do público contra três vírus da influenza (dois da sazonal – gripes comuns – e o da pandêmica H1N1). As contra-indicações são para quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina, além do público que estiver com febre moderada ou grave, que deve esperar a melhora do quadro.

DADOS – De acordo com informe do Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *