Celebrações religiosas da Semana Santa iniciam neste domingo

Procissão e Missa do Domingo de Ramos abre as comemorações, que conta com a presença do Bispo Auxiliar da Arquidiocese.

Foto: Danilo Coelho/Arquivo/Blog Nossa Vitória
Foto: Danilo Coelho/Arquivo/Blog Nossa Vitória

Momentos de celebração, recolhimento e reflexão marcam o período mais importante para os cristãos: a Semana Santa. O Domingo de Ramos, 29 de março, abre a semana que será encerrada no Domingo de Páscoa, 5 de abril.

Na Paróquia de Santo Antão as comemorações do Domingo de Ramos abrem a programação às 8h. A procissão de Ramos terá concentração na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e seguirá até a Igreja Matriz de Santo Antão, onde será celebrada, às 09h, missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Neto.

Na Quinta-feira Santa, 2 de abril, os ritos próprios do período serão intensificados. Os fiéis participam da tradicional Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés. A cerimônia faz memória ao momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos antes de ser preso. Naquela ocasião foi instituída a Eucaristia e o ministério sacerdotal.

A Sexta-feira da Paixão terá programação iniciada às 15h, com a Via-Sacra. Para marcar a crucificação e morte de Jesus às 15h, será celebrada a Liturgia da Paixão. O rito é composto por Celebração da Palavra (leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, às 16h. os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas do Centro, Matriz e Livramento.

No Sábado de Aleluia, a Igreja vivencia a espera da ressurreição de Jesus. A partir das 20h, do dia 4 de abril, na Matriz de Santo Antão, os católicos participam da Vigília Pascal. A celebração começa pela bênção fogo e do Círio Pascal – grande vela que representa a luz do Cristo ressuscitado. Durante o ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Em seguida, a Missa segue os ritos tradicionais. A noite encerra com Procissão da Ressureição.

Na alegria da ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa, 5 de abril, será celebrada missa às 09h e 19h. Durante a tarde, às 15h, acontece a páscoa das Comunidades Rurais, no Sítio Galiléia. A data marca o início do período Pascal para a Igreja. O tempo litúrgico tem duração de 50 dias, encerrando com a Festa de Pentecostes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *