Abertas inscrições para o Camarote da Acessibilidade

No carnaval deste ano, Recife, Olinda, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Salgueiro implantarão o Camarote, que permite que pessoas com deficiências sejam incluídas nas festas.

Foto: Reprodução/NE10
Foto: Reprodução/NE10

Estão abertas as inscrições para o Camarote da Acessibilidade do carnaval de Pernambuco. Com o projeto, as pessoas com deficiências poderão conferir as festividades carnavalescas em áreas reservadas, com acessibilidade e segurança. As inscrições poderão ser feitas através do aplicativo “AcessibilidadePE”, do e-mail: coordenacaocentraldelibras@gmail.com ou pelos telefones 81.3183.3224 / 3183.3208. Lembrando que as vagas são limitadas e os interessados devem correr para garantir a sua inscrição.

No carnaval deste ano, seis cidades implantarão o Camarote: Recife, Olinda, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Salgueiro. O local será equipado com acessórios que possibilitem a inclusão das pessoas com necessidades especiais, como, por exemplo, um mapa tátil do local, rampa e corrimão de acesso, banheiros químicos adaptados e sinalização e programação em braile. Além disso, dois intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estarão presentes nas festa.

As pessoas com deficiência também poderão utilizar a Rota de Lazer do Programa PE Conduz, que oferecerá transporte gratuito para que os deficientes cheguem aos principais polos do camarote. “Todos têm direito a participar dos festejo de Momo”, ressalta Isaltino Nascimento, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

O projeto do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SEDSCJ), através da SEAD, já atua em Pernambuco há quatro anos nas festas do carnaval, na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no São João, no Festival de Inverno de Garanhuns e no Desfile Sete de Setembro. A iniciativa é uma ação afirmativa de direitos, garantindo ao segmento acesso à cultura e ao lazer, conforme orienta a Política Estadual da Pessoa com Deficiência, Lei nº 14.789/2012.

Capacidade: 

Recife – 230 vagas por dia – Galo da Madrugada (de frente para a Igreja do Carmo)

Olinda – 100 vagas por dia, durante os quatro dias de festa  – Na Praça do Carmo

Bezerros – 70 vagas por dia, três dias de festa (domingo, segunda e terça) – Praça Duque de Caxias – Centro

Vitória – 100 vagas por dia, três dias (domingo, segunda e terça) – Praça Duque de Caxias

Ipojuca – 100 vagas por dia, três dias (domingo, segunda e terça) – Praia de Maracaípe

Informações da AFP

One Reply to “Abertas inscrições para o Camarote da Acessibilidade”

  1. quero saber apartir de que dia eu posso fazer a inscrição pro camarote da acessibilidade do galo da madrugada de 2016 , pois tenho uma deficiência que na verdade foi um A V C e me deixou com sequelas dai amo o carnaval de recife , mais não posso brincar na multidão devido a minha sequelas ai quero saber o dia e como faço a minha inscrição e se posso colocar um acompanhante pois não posso me locomover sozinho . aguardo sua resposta e agradeço desde já !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *