Vitória de Santo Antão adere ao Sistema Nacional de Cultura

Acordo assinado entre prefeitura e Ministério da Cultura irá financiar eventos culturais

Foto: Luciano Abreu/Prefeitura da Vitória
A prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, assinou nesta quarta-feira (24), com o Ministério da Cultura, o Acordo de Cooperação Federativa, marcando a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

A partir desse momento, eventos e manifestações culturais realizados no município, que pretendem receber incentivos e financiamentos, deverão ser previamente indicadas pela sociedade civil e governo municipal, através da Conferência Municipal de Cultura.
O acordo irá promover a gestão cultural, através de agenda permanente e alinhada com o governo federal.

A minuta do acordo entregue pelo secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto, às representantes do Minc e da Unesco, passa a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

Segundo a analista do Ministério da Cultura, Fernanda Matos, o município  a assinatura é um compromisso e resultado do esforço da gestão municipal na construção de políticas públicas, com caráter permanente, de incentivo à cultura, a exemplo da criação do Conselho Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura, além da conferência de cultura, tidas como pré-requisitos para adesão ao sistema nacional.  “Vitória de Santo Antão Está até mesmo mais adiantada do que o próprio estado de Pernambuco, e isto é muito significativo porque representa o compromisso da gestão com ações permanentes de cultura. Isto significa mais recursos e mais participação social no processo de produzir cultura, com o cidadão exercendo um papel decisório”, explica.

Segundo a consultora da Unesco, Vânia Brayner, “A cultura é expressão do homem para que ele possa representar a sua forma de viver e pensar. Do ponto de vista econômico a cultura hoje é uma indústria importante na geração de renda, mas existem ainda municípios adormecidos que não se reconhecem como produtores de cultura. Na questão da cidadania, é importante que o cidadão veja a cultura não apenas como algo para o artista. É óbvio que as políticas públicas vão envolver todos os setores artísticos e que fazem as manifestações culturais, mas a cultura deve ser vista como um direito do cidadão e o acordo incentiva o direito ao acesso a cultura e a prefeitura reconhece esse direito”, explica.

Segundo a coordenadora de cultura e artista Hérika Araujo e o analista de gestão e produtor cultural, Cleiton Santiago “A assinatura é um marco para a cultura vitoriense. Vitória passa a ter um fundo para fomentar as manifestações culturais. É um grande avanço. Com esta adesão o município está garantindo a confirmação das ações na área da cultura estabelecidas na conferencia municipal para os próximos dez anos”.

Depois da assinatura as representantes do Minc e Unesco foram visitar o andamento das obras o CEU, no Loteamento Conceição.

Com informações da assessoria