Em Vitória, PE, começa reforma no zoo mas reabertura não está garantida

Reforma foi questionada pelo Ibama e pelo Ministério Público.

Projeto para construção de novo zoo será apresentado na próxima semana.

O zoológico de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, começou a ser reformado. Por determinação do Ministério Público, o local está fechado para visitação desde setembro por não ter licença ambiental nem apresentar segurança ou conforto para as pessoas e os animais. Tanto o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) quanto o Ibama questionaram a maneira como a reforma está sendo feita e disseram que ela não garante a reabertura do espaço.
A promotora do MPPE que requisitou o fechamento do zoológico, Vera Rejane de Mendonça, estranhou que a Prefeitura tenha começado a fazer essa reforma agora. “O projeto em si, que era o principal documento a ser apresentado, não foi. Não se sabe se essa reforma se adequa aos parâmetros legais. Sem falar que eles estão reformando sem os devidos licenciamentos e autorizações prévias”, comentou.
A reforma também foi questionada pelo Ibama. “Essa reforma só é aceita condicionada à construção de um novo zoológico. É apenas um paliativo, é temporário”, disse Edson Andrade, analista ambiental do órgão.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Vitória Paulo Roberto Arruda explicou porque a obra começou neste momento: “Tudo isso já estava planejado, só que mediante a determinação do MPPE e a determinação do Ibama se fez necessário fazer rapidamente para depois ser adequado e depois ser levado para outro local”.

Inaugurado em 1950, o local nunca recebeu licença ambiental para funcionar. Operários estão ampliando algumas jaulas onde os animais são mantidos e vários pontos estão recebendo grama. Uma área de quarentena para os animais que ficarem doentes está sendo construída e os espaços das aves maiores deverão ganhar mais altura para que as árvores façam parte do ambiente.
Mas ainda há muito por fazer. O local tem grades e jaulas enferrujadas, telas de proteção remendadas. O secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Vitória, Paulo Roberto Arruda, que ficou à frente da reforma, disse que as melhorias foram planejadas de acordo com a legislação e que o projeto foi entregue ao Ibama. Ele explicou também que a prefeitura está fazendo um outro projeto para construção de um novo zoológico, que será apresentado na próxima semana.
O zoológico de vitória tem 104 animais. Entre as aves, muitas araras, um urubu-rei, um gavião. também há mamíferos pequenos, como macacos, o quati, o papa-mel, o gato selvagem. Situação preocupante é a do leão Ageu, que está velho e doente – ele é cego de um olho e tem a visão do outro comprometida por uma catarata. Ageu passa a maior parte do tempo deitado e só ruge quando estimulado pelos funcionários do zoológico.
O local onde está a lhama também é inadequado, o portão, bem precário. Além disso o animal está com uma aparência descuidada, precisando ser tosado. Também chamam atenção os dois avestruzes. Um deles está com parte do corpo sem as penas.O urso pardo Bruno também está com problemas. É fácil ver que o animal tem muitas falhas na pelagem, se coça muito nas grades e nas paredes da jaula. Bruno chegou ao local em 2004, ele era de um circo e foi recolhido pelo Ibama depois que se constatou que sofria maus tratos e estava muito abaixo do peso.

Antes, ele passou por um período de quarentena no zoológico do Recife. Hoje, o urso pesa quase trezentos quilos. A jaula dele foi considerada pequena pelo Ibama, que também reclamou do tamanho do tanque, usado pelo bicho para se refrescar. “Não é ácaro, nenhuma doença. Ele não tem a inteligência de deixar de coçar. Está medicado para não ter dermatite por contato”, explicou Manoel Bento Dias Filho, veterinário do zoológico.

No mês passado, a Associação de Defesa dos Animais Rancho dos Gnomos, de São Paulo, demonstrou interesse em cuidar dos bichos. Quanto à situação do urso e do leão, que são as mais preocupantes, o secretário Paulo Roberto Arruda informou que essa reforma irá contemplar espaços adequados para os dois animais e que não há interesse da Prefeitura de enviá-los para outro lugar. O Ministério Público irá aguardar um laudo técnico sobre as condições dos animais para decidir o destino deles.

Com Informações do G1 PE
Imagens: Reprodução/TV Globo